segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Separação pode salvar um casamento?

Li um artigo em uma revista, esses tempos, que falava sobre como uma separação salvou um casamento.

A história citada acima são sobre um casal que escreveu um livro sobre como a sua separação salvou seu casamento. O perigo está na extrapolação: "ele pode salvar seu casamento, também." E em um número muito limitado de casos, eles podem estar certos. Mas na grande maioria dos casais, a separação é exatamente o que venho chamando isso há anos: "um ensaio geral para o divórcio."

Deixe-me ser um pouco mais contundente: nem todo mundo morre de câncer. Muitos sobrevivem. Isso não significa que eu quero correr o risco de ter câncer! Eu prefiro evitá-la completamente.

Dito isto, observo casais que se separam e deixam o que ficou para trás juntos. É apenas a minha opinião que este é realmente um último esforço. Às vezes, uma pessoa insiste e não há nada mais que pode ser feito. A separação vai acontecer, e um tem que se curvar à vontade do outro.

Nesse caso, eu tenho algumas sugestões.

1) Se possível, opte por uma "separação temporária", mas continuando na mesma casa. Isso significa que você ficar em quartos separados, e criar fronteiras de separação. Por exemplo, você pode concordar que depois do jantar (ou depois do trabalho, ou o que você decide), você vai para o seu "cantos sozinho". Isso muitas vezes dá a distância emocional necessária para se refrescar, mas mantém a família intacta. Ele também evita os custos substanciais da família.

2) Se vocês se separarem temporariamente, seja claro sobre como e quando você vai manter contato. Se você se decidir romper o contato, você está assumindo um grande salto em direção ao ensaio geral a separação. Mas se você é intencional sobre a manutenção de contato, então não há lugar para se mover na direção. Agendar horários de telefone, tempo juntos, etc e ser específico sobre o assunto. Não generalidades. Há muito espaço para a evasão em generalidades.

3) Não se envolva emocionalmente ou sexualmente com alguém durante a separação temporária. Algumas pessoas argumentam que você deve data. Eu diria que durante uma separação temporária, você ainda está casado. Vocês prometeram ser fiéis, e sendo caso contrário, apenas multiplica os problemas e divide as chances de reconciliação.

4) Tenha um calendário específico. Não há necessidade de um mínimo, mas definitivamente um máximo. Por exemplo, você pode dizer "vamos separar por não mais de 3/6/9 meses, e então se sentar e decidir o tempo que ficaram mais distantes."

5) Tente manter a rotina familiar tão normal quanto possível. Neste ponto, as crianças precisam sentir que a vida é normal e não caindo aos pedaços. Lidar com as questões do casamento é uma parte. Lidar com questões de família é uma peça completamente diferente.

6) Seja civilizidado(a). Gentileza e delicadeza faz uma diferença enorme. Se você está tentando reduzir o conflito, e que é a razão para a separação. Faça um esforço consciente para ser civilizada para com o outro.Tente olhar para o lado positivo da outra pessoa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta Se a vontade para comentar não a necessidade de logar em nada...comentários anônimos são permitidos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...