Quem nunca viu a foto de uma moça loira, presente já a muitos anos na caixa de palitos de dente Gina?
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, seu nome não é Gina. Este é apenas o nome da fábrica que produz os palitos de dente, inspirado no nome da mãe dos primeiros proprietários. O nome da mulher que aparece na foto, é da ex-modelo publicitária paulista, Zofia Burk.

Na época que os palitos Gina apareceram no mercado (em 1975), Zofia era uma das mais requisitadas profissionais na sua área de publicidade. Ela fazia comercial de sabonetes, maquiagem, shampoo e até de sabão em pó.



Hoje em dia, Zofia está com 63 anos, e se aposentou após 17 anos de trabalho na Credicard. Ela mora no bairro paulistano do Sumarezinho, mas ao contrário do que você deve pensar, ela não está vivendo a velhice com luxo após ter ganhado milhões de reais com os lucros dos palitos de dente. Mesmo a foto dela estando por tanto tempo na embalagem, ela só ganhou um cachê normal na época, e mais nada.
Nunca visitou a fábrica, nunca teve uma relação mais íntima com eles. Até tentou processá-los, pedindo participação no faturamento, mas não levou a ação adiante.

Ao abandonar a carreira de modelo, porque havia ficado com o rosto muito ligado a marca, dificultando novos trabalhos, Zofia cursou psicologia, mesmo nunca exercendo a profissão, e também foi guia da agência de turismo Stella Barros. Hoje em dia é parceira do filho, em sua própria agência de turismo.